Seguro para Riscos Ambientais

A dinâmica do mundo dos negócios em escala global serve de alavanca para estimular o crescimento da demanda pela contratação de seguro para Riscos Ambientais. Tanto porque mais atividades podem implicar em maiores riscos de acidentes ambientais quanto o seguro serve como um fator de competitividade no mercado de atuação da empresa.

De fato, são diversos os setores empresariais que carecem da proteção e benefícios do seguro de risco ambiental para desempenharem com sucesso as suas atividades operacionais de produção e/ou circulação de mercadorias.

Em geral, as empresas que atuam com atividades com potencial poluidor contratam o seguro de RC poluição súbita. Com este seguro, as empresas visam a cobertura de danos pessoais ou materiais causados a terceiros, bem como as despesas com processos judiciais e análise, identificação e tratamento dos riscos ambientais. 

Para a contratação dessa modalidade de seguro é necessário que seja realizada uma auditoria por consultores especialistas em proteção ambiental. 

De um modo geral, os principais setores do país contratam o seguro de risco ambiental devido aos riscos apresentados e ao possível impacto internacional em caso de acidente. Neste sentido, os três principais segmentos são os seguintes:

Indústrias químicas e petroquímicas 

Este setor se destaca pela elevada quantidade de sinistros ambientais gerados por suas atividades, as quais podem gerar vítimas fatais e grandes danos materiais. Além do fato de que algumas empresas nacionais realizam operações no exterior elevando a demanda.

Minério e siderurgia 

Já este setor é onde a degradação ambiental é mais grave, sendo provocada pela extração mineral, que aumenta continuamente devido às exportações. Por isso, é um setor que deve manter seus riscos segurados, evitando mais danos à saúde humana e prejuízos materiais.

Transporte de mercadorias lesivas ao meio ambiente 

Neste setor, estão as atividades que representam perigos de acidentes em função das péssimas condições das estradas, da frequente imprudência no trânsito e das excessivas horas de trabalho sem descanso.

De fato, os mais presentes na vida das pessoas no dia a dia são os postos de gasolina, que podem gerar uma grande contaminação dos lençóis freáticos, bem como risco de acidentes por lidar com líquidos inflamáveis.