Responsabilidade Civil Geral

Este seguro de Responsabilidade Civil Geral também é conhecido como RC e tem por objetivo oferecer proteção ao segurado contra eventuais reclamações ou ações na justiça. 

Neste caso, o segurado está sendo responsabilizado civilmente como tendo sido o causador de danos involuntários a outras pessoas, de natureza material ou corporal.

O RC garante o ressarcimento ao segurado da quantia a ser paga em reparação aos danos e perdas involuntárias até o limite do valor estabelecido previamente em apólice, que tenha sido especificado para cobertura em contrato assinado.

Para calcular o valor do reembolso é considerado cada caso de forma particular, sendo que o valor é definido tendo em vista o valor contratado na apólice. 

Este seguro RC é acessível para qualquer pessoa devido às suas características especiais, bem como coberturas apropriadas para atender a demanda de cada pessoa em particular. 

É interessante esclarecer que a contratação de um seguro de Responsabilidade Civil Geral segue um processo mais complexo do que as outras modalidades. 

Isto porque existe uma grande variação de riscos conforme as atividades profissionais, bem como são muitas as possíveis consequências das decisões tomadas por executivos de uma empresa.

Este seguro é destinado para a cobertura de riscos de profissionais liberais autônomos e executivos, sendo que cada tipo de atividade profissional têm as suas apólices específicas. 

Por isso, é importante o auxílio do corretor de seguros para a definição da que for mais adequada às suas necessidades. Visto que é necessário realizar a sua exposição aos prováveis riscos e identificar quais as coberturas apropriadas e eventuais indenizações.

Desse modo, cada contrato é desenvolvido de forma personalizada para o segurado, levando em conta o tipo e os limites mais adequados de seguros contra erros e omissões, bem como contra decisões de executivos questionadas na Justiça.

Em termos gerais, os principais riscos cobertos são:

  • Ocorrência de danos morais e corporais;
  • Proteção para atividade de contadores e advogados internos;
  • Cobertura de regulação local e especializada de sinistros;
  • Proteção contra penhora on-line e indisponibilidade de bens dos executivos;
  • Realização de pagamento integral de condenação por dívidas trabalhistas, tributárias e previdenciárias;
  • Cobertura para despesas de defesa na Justiça, incluindo todas custas envolvidas;
  • Existência de exigências regulatórias, inquéritos, processos administrativos e investigações;
  • Ocorrência de Multas e penalidades civis.