Consórcio de Veículos Pesados

Você sabia que o consórcio de veículos pesados funciona de forma bastante parecida com outras modalidades mais conhecidas no mercado? Pois é, se a empresa deseja adquirir um veículo pesado basta escolher a administradora de sua preferência para iniciar o consórcio.

Antes é claro precisa definir qual o veículo pesado que deseja comprar para então realizar a contratação do consórcio. Depois é só começar a realizar os pagamentos mensais das parcelas acertadas e aguardar ser contemplado no sorteio mensal.

Uma grande vantagem de um consórcio é que todos os participantes têm chances iguais de serem sorteados e receberem a sua carta de crédito. Desse modo, ao final do período contratado todos os cotistas terão sido contemplados para adquirir o seu bem.

Dentre as maiores vantagens da modalidade de consórcio de veículos pesados vamos destacar as seguintes:

1ª – Não é preciso dar nenhum tipo de entrada como acontece nos financiamentos tradicionais. De fato, este é um fator de limitação para a maioria dos pequenos e médios empresários realizarem suas compras de bens por esse meio. 

No consórcio de veículos pesados, além de não existir nenhum tipo de entrada, as administradoras também não fazem a cobrança de taxas de adesão. Por isso, você irá arcar apenas com o valor das parcelas no prazo acertado.

2ª – O veículo escolhido inicialmente será sempre uma referência para a negociação de valores e cotação da carta de crédito. Pois, o cotista ao ser sorteado pode perfeitamente alterar o bem escolhido para outro que melhor atenda às suas necessidades do momento.

Por exemplo, a carta de crédito foi contratada para um caminhão-baú, mas quando do sorteio você necessita é de uma caminhonete com tração nas 4 rodas para fretes. Ou seja, é muito fácil escolher outro bem da mesma categoria daquele contratado na aquisição.

3ª – Não são cobrados juros nos valores das parcelas contratadas, o que é uma grande vantagem para os cotistas. Principalmente tendo em vista os juros altos que são cobrados nos empréstimos e financiamentos tradicionais existentes no mercado.

Além disso, os reajustes das parcelas são feitos conforme a necessidade de manter o valor da carta de crédito atualizado. Isto porque é preciso garantir o poder de compra do cotista no momento da aquisição.

Por exemplo, considere que uma carta de crédito para um determinado tipo de caminhão seja de 150 mil reais. Depois de dois anos, devido a inflação o valor do caminhão está em 160 mil. Por isso, é preciso atualizar o valor da carta de crédito pelo reajuste das parcelas.

4ª –  As chances de contemplação podem ser antecipadas a partir da realização de um lance, que consiste em antecipar um determinado número de parcelas. Desse modo, você não precisa ficar esperando até o sorteio em que seja contemplado.